Eu sou apaixonado por moto, tenho uma YAMAHA YZ250FX. Desde criança sempre gostei de moto, contava os dias para ir a fazenda andar de moto com meu pai numa XLX 250 que ele ainda possui. Eu sentava na frente da moto e comecei aos poucos a pilotar a "máquina". Eu era louco para ter a minha moto, mas meus pais não aprovavam isso, quando fiz 13 anos meu pai me deixou andar sozinho, sofri um acidente e por um bom tempo fui "proibido" de pilotar, mas a vontade de ter uma moto nunca morreu. Então aos 22 anos de idade comprei a minha primeira moto, uma CRF 230, ano 2008, a qual me fez apaixonar ainda mais e me permitiu chegar ao esporte.

Comecei a fazer trilha já adulto, ao contrário dos pilotos profissionais.Tive a ajuda de um amigo que já fazia trilha há muito tempo e me deu muitas dicas, me ajudou muito. Além das dicas de pilotagem, ele sempre dizia que eu tinha que ser um piloto completo, ou seja, tinha que andar no barro, nas pedras, no sufoco, nas matas e também em pistas, e afirmava categoricamente que era em pista que eu iria de fato aprender a pilotar uma moto.

Depois de um tempo, comecei a andar com outros pilotos, a maioria como eu tinha pouca experiência, estavam começando. Senti que estava faltando algo, foi então que fiz um curso de pilotagem com Marcos, conhecido como Xará, onde minha tocada cresceu muito. Como minha tocada tinha melhorado, ele me levou para as pistas onde eu tinha pavor. Aliás, todos sabem que quem anda em pista não anda ou não gosta de trilha, e quem anda na trilha não gosta de pista, depois fui para o "extreme" e adorei. Foi aí que entendi o que era ser um piloto completo. Eu precisava ser completo, andar em todos os lugares!

Conheçao Curso de Pilotagem Off-Road do Marcos Xará.

Com a tocada crescendo a cada treino, resolvi junto com um amigo ir a uma corrida de XC, depois fomos numa corrida de enduro fim, provas importantes como o campeonato brasileiro e mineiro de enduro fim e cross country.

pontos de vista amor ao moto off road por luiz gustavo 01

Trabalho durante a semana e não tenho tempo para treinar, mas meus domingos se resumem a moto, vez ou outra dou uma escapada no meio da semana e treino, é uma maravilha treinar durante a semana.

A partir de tudo isso eu comecei a pensar como um atleta, focado e forte, e comecei a beliscar alguns troféus nos enduros. É muito bom ver o resultado do seu trabalho transformado em um troféu exposto no seu quarto ou na sala de sua casa.

Agora vem a parte das viagens para competir. Como sou um semi-profissional e não tenho patrocínio procuro limitar minhas viagens num raio de até 200km, se a prova for muito importante, encaro até alguns km de chão. Vale a pena, o prazer de competir é grande e oferece muita diversão com os amigos.

Quero sugerir para vocês pilotos que ainda não competiram, que encarem as provas, escolha uma prova de um dia só, perto da sua cidade e vá participar sem compromisso, ainda que seja apenas com o intuito de concluir a prova e fazer uma auto-avaliação. Talvez essa auto-avaliação vá te estimular a melhoria da tocada. Fazer um curso de pilotagem também ajuda a crescer rápido a tocada e ajuda a ver as motos de outra maneira. Sem as técnicas necessárias você vai ficar parado, limitado e nunca vai olhar para os lados e ver quanta coisa boa que a moto pode te oferecer.

É isso aí galera, somos privilegiados por poder praticar esse esporte maravilhoso, vamos cuidar bem de nosso brinquedo, de nossos equipamentos, e vamos treinar!

coluna pontos de vista luiz gustavo

Luiz Gustavo

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