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E aí galera... eu vou falar um pouco sobre as trilhas... Somos privilegiados por praticar esse esporte maravilhoso e ter tantas trilhas a nossa disposição. Muitos não sabem, mas Belo Horizonte é o “Berço do trail no Brasil”. Além de sua geografia nos beneficiar com montanhas, matas, pedras, todo tipo de terreno, a maioria das terras tem poucas cercas e mata-burros.

Bem, tudo começou no final da década de 70 com alguns gatos pingados,treieiros, que começaram a se aventurar pela região de Macacos (São Sebastião das Águas Claras) com motos e equipamentos não tanto propícios para o esporte.

No começo da década de 80 quando saiu a DT180, foi que o esporte começou a crescer junto com o enduro de regularidade. Eram poucas as trilhas, mas eram técnicas, e isso ajudou muito os pilotos de BH a se destacarem no esporte. Tínhamos as trilhas: perdidas, desaparecidas, conto de fadas, tapete branco, inflação, e a mais fácil de todas, o topo do mundo.

Em 1983 saiu a XL250, e começou a “briga” com a DT180. Com o surgimento das motos, foi aparecendo pilotos desbravadores, sufoqueiros, e junto com eles novas trilhas, e o esporte só foi crescendo.

Nossa escola é o tipo trilha “perdidas”, 90% dos pilotos de BH começam por ela. É uma trilha técnica, com cavas, cascalhos, morros e matas, o que ajudou muito nossos pilotos por terem começado já em trilha com dificuldade média.

Em 1987, saíram a Agrale e a XL350. Aí foi um salto muito grande no esporte, pois tínhamos opções de motos, embora as importadas fossem proibidas. Apesar de ter opções, as motos limitavam o trail, ficávamos por perto e dentro de buracos empurrando motos. Depois começou aparecer outras trilhas, morros bravos, trilhas difíceis...

Em 1992, saiu a DT200 que contribuiu muito com o esporte, época em que já entravam motos importadas no mercado brasileiro.

No começo, a maioria fazia trilha com motos de cross, pois era o esporte que já estava firme. Sempre apareciam motos usadas para vender. Com mais opções de motos, e melhores; e com as motos e a pilotagem dos treieiros em alta, era normal que as trilhas fossem mais distantes de BH. Com isso surgiram as trilhas: Honório Bicalho, Rio Acima, Sabará, Fim do mundo, Boi preto l ll lll lV V e os morros cruel, pau perigoso, marvado, margoso, caganeira, morrão da agrale, fofão, do he-man, o morrão do conto de fadas e as três Marias (com três morros seguidos), dentre outras.

Com a liberação das motos importadas o trail ficou rápido e mais distante de BH, e a tocada de nossos pilotos cresceu muito (pilotos que iniciaram a fazer trilha quando eram crianças). Tudo isso possibilitou sairmos de BH e ir para várias cidades de Minas só por trilhas. Hoje temos na grande BH uns dez mil treieiros e agora com o lançamento de motos nacionais prontas para entrarem nas trilhas, o esporte está voando alto e gera milhares de empregos por todo o Brasil. É bacana demais saber que nossa cidade tem tantos pilotos e grandes campeões que cresceram e aprenderam a andar de moto em nosso “quintal”, e saíram de BH para o Brasil e o mundo.

É isso... abraço a todos, boas trilhas, e andem sempre bem equipados!