apos-coma-quem-reinara-nas-motos-do-dakar-capa

Nove pilotos são candidatos ao título de campeão das motos do Dakar 2016

Depois de anunciar aposentadoria em 2015, o espanhol Marc Coma, pentacampeão das motos do Rally Dakar, abriu oportunidade para novos nomes triunfarem no maior rali do mundo. São pelo menos nove pilotos candidatos ao título de campeão da 38ª edição da competição, que terá largada no dia 2 de janeiro, em Buenos Aires, e chegada no dia 16 em Rosário, na Argentina. A prova também passará pela Bolívia.

Nos mais de 9.000 quilômetros de percurso, sendo cerca de 4.000 de trechos cronometrados, pilotos de Portugal, França, Espanha, Austrália e Chile prometem serem destaques na disputa, que contará com altas temperaturas e grandes altitudes, além do desafio de decifrar a planilha projetada por Coma, agora diretor de prova do Dakar.

O português Paulo Gonçalves (Honda) e o australiano Toby Price (KTM) ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente, na última edição da prova e são grandes promessas para a competição em 2016. Conterrâneos de Gonçalves, Helder Rodrigues (Yamaha) e Ruben Faria (Husqvarna) acumulam subidas ao pódio e colecionam títulos mundiais em outras provas. O espanhol Joan Barreda (Honda) também se destacou e deu trabalho a Coma nas primeiras etapas da competição, em 2015. Jordi Viladoms (KTM), do mesmo país, foi vice-campeão em 2014.

Pela França, berço de Stéphane Peterhansel (recordista da categoria com seis títulos), David Casteu (KTM) e Oliver Pain (KTM) entram na briga pelo posto de campeão do maior rali do mundo. O chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna) é o representante da América do Sul entre os favoritos após vencer uma etapa e ficar em quarto na classificação geral da última edição. O paulista Jean Azevedo (Honda), que vai para seu 18° Dakar, é o único brasileiro na categoria.

Foto: ASO/Maindru

Topo