O Rally Cerapió 2016 está cada vez mais próximo e as inscrições de moto começam a acirrar a disputa para a 29ª edição da competição. A equipe Gil Motos, por exemplo, tem 20 competidores confirmados, vindos de Brasília, Minas Gerais , Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Wesley Macedo, atual campeão da categoria Master, também já se inscreveu e busca o segundo título da categoria pela WM Racing, que conta com seis pilotos do Piauí, ao todo. Serão quase 1.300 quilômetros de provas entre Maranguape (CE) e Teresina (PI) e a palavra de ordem para o próximo ano é desafio.
Para se inscrever, basta acessar o site do evento www.cerapio.com.br. As inscrições das motos custam R$ 1.350,00 e valem para todas as categorias da competição: Master, Sênior, Executivo (32 até 40 anos), Over 40, Over 50, Junior, Novato e Rally (mesmo percurso dos carros 4x4).
“Participamos do Piocerá/Cerapió há 16 anos e temos novas experiências e desafios a cada edição. Estamos com pilotos de quatro estados e da capital federal, que disputarão todas as categorias das motos. Vamos chegar forte na competição para tentar levar alguns troféus para casa”, comenta Joaquim dos Santos, o Gil, chefe da equipe Gil Motos.
Wesley Macedo, grande vitorioso da Master, na última edição da competição, representa a WM Racing e vai em busca do bicampeonato. “A prova promete ser mais difícil nessa edição e, por isso, minha equipe e eu estamos trabalhando para superar os desafios que estão por vir. Há uma rotina intensa de treinos desde o início do ano e as expectativas são as melhores possíveis”, comenta Macedo.
A prova, que abrirá o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo, terá quatro dias de duração e passará por cidades como Maranguape, Crateús e Quixadá, no Ceará, e Picos, Ipiranga e Teresina, no Piauí. Desafiando os pilotos, o percurso possui uma enorme diversidade de terrenos durante a prova, como estradinhas com pedras, cascalhos, terra e areia fofa.
Confira como será cada dia para as provas das motos
1º DIA – 27/01 | Maranguape (CE) – Quixadá (CE) | 215 km
No primeiro dia, trilhas rápidas e subidas com cotovelos que requerem bastante técnica. Após o primeiro neutro, os competidores seguirão para a região da cidade de Palmácia, com trilhas e estradas abandonadas rumo a Buturité, onde será o segundo neutro. Daí em diante, os pilotos adentram o sertão nordestino definitivamente e o cascalho e a areia predominam.
2º DIA – 28/01 | Quixadá (CE) – Iguatu (CE) | 248 km
Na saída próxima a Quixadá haverá um roteiro com bastante cascalho, areia e vale de rios secos, com laços e bastante navegação. Após o primeiro neutro, passando pelo açude Banabuiú, os pilotos enfrentarão trechos com muitas pedras soltas e erosões. Após o segundo neutro, no final do dia, muitos corredores de cerca em uma região de pastagens de gado, no entorno do açude de Orós, até a chegada em Iguatu.
3º DIA – 29/01 | Iguatu (CE) - Picos (PI) | 392 km
Os pilotos passarão por uma região muito árida e quente. Com solo cheio de pedras e areia, a trilha de São Sebastião será o ponto forte do dia, além de contar com uma descida íngreme, quando a técnica de pilotagem será importante. O percurso se completa com estradas abandonadas, carroçais e becos de cercas, sem contar os muitos laços e balaios previstos para esta edição.
4º DIA – 29/01 | Picos (PI) – Teresina (PI) | 435 km
O último dia será o mais longo de todos, além de ser o mais técnico. Haverá uma forte sequência de trilhas subindo e descendo, ao longo de 60 quilômetros, com pedras soltas, cascalhos, degraus, areia e corredores de pedra. Mais adiante, estradas carroçais com muita areia fofa eestradas sinuosas com um piso de cascalho, perfeitas para a pilotagem off road. O último trecho exigirá muita navegação e marcará a 29ª edição. A chegada será na Av. Raul Lopes, na Ponte Estaiada, em Teresina, onde todos receberão medalhas de participação.
Divulgação: VIPCOMM