dez-brasileiros-embarcam-para-o-rally-dakar-2016-capa

Pilotos e navegadores já participaram das principais competições do Brasil e do exterior

A partir do dia 2 de janeiro, o Rally Dakar abre a temporada de competições off-road e o Brasil terá dez representantes no maior rali do planeta. Os brasileiros se preparam para correr mais de 9.000 quilômetros, sendo cerca de 4.500 de trechos cronometrados. A largada será em Buenos Aires e a chegada em Rosário, na Argentina. A prova também passará pela Bolívia.

Pela Honda, Jean Azevedo é o único representante do Brasil nas motos e participa pela 18ª vez da competição. Nos carros, as duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, João Franciosi/Gustavo Gugelmin e Jorge Wagenfuhr/Joel Kravtchenko disputam a prova a bordo de um Mitsubishi. Marcelo Medeiros correrá de quadriciclo Yamaha e a dupla Leandro Torres/Lourival Roldan compete com um UTV Polaris. Ao todo, 556 competidores em 354 veículos, divididos nas categorias Motos, Quadriciclos, Carros (UTV é uma subcategoria) e Caminhões, serão testados ao extremo.

Jean Azevedo, da equipe HSA Rally Team, acumula experiência na prova. “A expectativa sempre é boa. Treinei o ano todo e me preparei durante as provas aqui no Brasil, assim como no Rally do Marrocos. Buscarei fazer um bom trabalho e tentar trazer bons resultados para a minha equipe e para o país. Certamente, teremos novas dificuldades, com etapas duras e difíceis”, comenta o paulista que é nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e hexacampeão do Rally dos Sertões.

dez-brasileiros-embarcam-para-o-rally-dakar-2016-01

O piloto paulista Jean Azevedo, da HSA Rally Team, é o único brasileiro a representar o país nas motos do Dakar 2016.

Foto: Gustavo Epifanio/Fotop/VIPCOMM

Após modificações na rota, o novo trajeto se destaca pela criatividade ao longo de 14 dias de prova. Um dos momentos-chave da edição será em Jujuy (ARG), no dia 7 de janeiro, quando será realizada uma etapa maratona, na qual os veículos não poderão ter intervenções mecânicas. Outro desafio será a passagem pela Bolívia, local de baixas temperaturas e grandes altitudes.

A segunda semana terá aumento progressivo nas dificuldades da prova, que será crucial para alguns competidores. Guilherme Spinelli, da Equipe Mitsubishi Petrobras, duas vezes campeão no Rally dos Sertões, foca nos desafios e na complexidade da competição. "É um rali difícil e exigente com as equipes. Estamos nos preparando da melhor forma possível, temos duplas muito fortes e um time que está mostrando comprometimento e garra já na preparação para a prova. Todos estão com muita vontade de fazer um ótimo Rally Dakar", comenta.

Uma superespecial será realizada em Fiambalá, na etapa entre Belén e La Rioja, na Argentina, com dez motos, dez carros e cinco caminhões, escolhidos de acordo com os resultados do dia anterior. A disputa promete ser um espetáculo e testará os navegadores.

Para triunfar em Rosário, os competidores terão que mostrar habilidade para decifrar a planilha projetada por um supercampeão, Marc Coma, ex-piloto e diretor de prova da competição. Leandro Torres estreará no Dakar em 2016 após correr no Rally dos Sertões por oito anos e participar de disputas internacionais, como o Rally Merzouga. “Será a primeira vez que participarei do Dakar. Estou bastante empolgado e tenho treinado como atleta olímpico para conseguir encarar esse desafio. Com certeza, será uma grande experiência" encerra.

dez-brasileiros-embarcam-para-o-rally-dakar-2016-02

Mapa da 38ª edição do Rally Dakar

Conheça os competidores brasileiros do Dakar 2016

Os competidores da lista brasileira vão dos estreantes aos mais experientes. Com participações nas principais competições off-road do Brasil e do exterior, todos terão grandes desafios na nova rota do maior rali do mundo. Saiba quem são os brasileiros e quais categorias eles representam:

MOTOS

Jean Azevedo: hexacampeão do Rally dos Sertões e nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, o piloto de São José dos Campos (SP) tem 41 anos e participará pela 18ª vez da competição e será o único representante brasileiro nas motos do Dakar 2016.

CARROS

Guilherme Spinelli: o piloto carioca participou da primeira competição de velocidade na década de 1990 e, desde então, acumula vitórias em provas de todos os estilos: regularidade, velocidade e cross country. Guiga, como é conhecido, tem cinco títulos no Rally dos Sertões e participa do Dakar desde 2009.

Youssef Haddad: o navegador começou a carreira em provas de regularidade e entrou no rali cross-country em 2002. Youssef é tricampeão do Rally dos Sertões e, ao lado de Guiga Spinelli, ganhou o troféu Rookie Challenge no Rally Dakar como melhor estreante da competição em 2009.

João Franciosi: o piloto teve rápida ascensão no rali cross-country. Já na segunda participação, Franciosi foi campeão geral do Rally dos Sertões com uma Mitsubishi L200 inscrita na categoria Production. Foi o único piloto da história da prova a conseguir esse feito.

Gustavo Gugelmin: vencedor do Rally dos Sertões 2015, o navegador liderou de ponta a ponta a última edição da competição e sagrou-se campeão geral e da categoria T1 FIA.

Jorge Wagenfuhr: campeão do Rally dos Sertões 2015 na categoria Super Production, o cirurgião plástico de Curitiba (PR) busca novos desafios e estreará no Dakar 2016.

Joel Kravtchenko: o navegador curitibano já participou de eventos como a Copa Troller, Mitsubishi Cup, Campeonato Rally SC e Rally dos Sertões. Será a primeira participação do advogado paranaense no Rally Dakar.

QUADRICICLOS

Marcelo Medeiros: bicampeão dos quadris no Rally dos Sertões, em 2015, o empresário e piloto Maranhense, de 26 anos, vai realizar o que considera seu maior sonho: correr no maior rali do mundo.

UTVs

Leandro Torres: será a primeira participação do piloto no Rally Dakar após correr no Rally dos Sertões por oito anos e participar de disputas internacionais, como o Rally Merzouga.

Lourival Roldan: considerado um dos navegadores mais experientes do Brasil, o competidor atua como diretor de provas e instrutor de navegação. Roldan acumula seis participações no Rally Dakar e 13 no Rally dos Sertões.

PROGRAMAÇÃO DO DAKAR 2016

31/12 e 01/01: Verificações administrativas e técnicas

02/01: Largada promocional Buenos Aires (ARG) – Rosário (ARG)
Motos, Quadriciclos, Carros, Caminhões
Total: 346 Km – Trecho Cronometrado:  11 Km

03/01: Rosário (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 632 Km – Trecho Cronometrado: 227 Km
Carros e Caminhões – Total: 662 Km – Trecho Cronometrado: 258 Km

04/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Hondo Termas de Río (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 786 Km – Trecho Cronometrado: 450 Km
Carros e Caminhões – Total: 858 Km – Trecho Cronometrado: 521 Km

05/01: Termas do Río Hondo (ARG) – Jujuy (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 663 Km – Trecho Cronometrado: 314 Km
Carros e Caminhões – Total: 663 Km – Trecho Cronometrado: 314 Km

06/01: Jujuy (ARG) – Jujuy (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 629 Km – Trecho Cronometrado: 429 Km
Caminhões – Total: 619 Km – Trecho Cronometrado: 418 Km

07/01: Jujuy (ARG) – Uyuni (BOL)
Motos e Quadriciclos – Total: 642 Km – Trecho Cronometrado: 327 Km
Carros e Caminhões – Total: 642 Km – Trecho Cronometrado: 327 Km

08/01: Uyuni (BOL) – Uyuni (BOL)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 723 Km – Trecho Cronometrado: 572 Km
Caminhões – Total: 600 Km – Trecho Cronometrado: 295 Km

09/01: Uyuni (BOL) – Salta (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 793 Km – Trecho Cronometrado: 353 Km
Carros e Caminhões – Total: 793 Km – Trecho Cronometrado: 353 Km

10/01: Dia de descanso em Salta (ARG)

11/01: Salta (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 766 Km – Trecho Cronometrado: 393 Km
Carros e Caminhões – Total: 766 Km – Trecho Cronometrado: 393 Km

12/01: Belén (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 436 Km – Trecho Cronometrado: 285 Km
Carros e Caminhões – Total: 396 Km – Trecho Cronometrado: 285 Km

13/01: Belén (ARG) – La Rioja (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 561 Km – Trecho Cronometrado: 278 Km
Carros e Caminhões – Total: 763 Km – Trecho Cronometrado: 278 Km

14/01: La Rioja (ARG) – San Juan (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 712 Km – Trecho Cronometrado: 431 Km
Carros e Caminhões – Total: 712 Km – Trecho Cronometrado: 431 Km

15/01: San Juan (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 931 Km – Trecho Cronometrado: 481 Km
Caminhões – Total: 866 Km – Trecho Cronometrado: 267 Km

16/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Rosário (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 699 Km – Trecho Cronometrado: 180 Km
Carros e Caminhões – Total: 699 Km – Trecho Cronometrado: 180 Km

Topo