historia-do-inicio-do-motocross-mundial-capa

Na História do Motocross temos de nos reportar à Inglaterra pelos finais dos anos de 1890, onde a pacata moda de pilotar pelo campo começou. Os motociclistas da época correndo com suas motos entre árvores e pelo leito seco dos riachos acabaram gerando competições acirradas.

A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles (Subidas de Motocicleta) foi o nascimento do motociclismo de competição que ainda não tinha a separação entre Motovelocidade e Motocross. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").

Segundo a História e muitos relatos, a partir desta prova foi criado um circuito fechado com relevo natural na terra entre subidas, decidas, barrancos, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, continuando com o nome de Scramble (Subida). Após a maior difusão e maior prática da modalidade pela Europa, foi em meados de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, que a modalidade ganhou o nome de Motocross.

No início, o esporte era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Relata a História que foi um piloto inglês quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva com adaptações para o Motocross. A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o Motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. Em 1957 a Federação Internacional de Motociclismo, que havia sido criada em 22 de dezembro de 1904, organizou o 1º Campeonato Mundial de Motocross.

História do inicio do Motocross no Brasil.

O esporte com motocicletas chamado off-road (fora-de-estrada) em suas várias categorias e modalidades, já era praticado na Europa, desde os primórdios da motocicleta.
No Brasil, a primeira geração de motociclistas, nas décadas de 40 e 50, já ensaiavam algumas competições e logicamente, por falta de estradas pavimentadas, muitas delas eram verdadeiras corridas off-road.

No final dos anos 60, alguns aventureiros ensaiavam pequenos saltos e enfrentavam terra e lama com moto "street", fazendo pequenas adaptações, retirada dos para-lamas, dos faróis, etc. Mas foi a iniciativa de um militar reformado que trabalhava em construção de estradas no Paraná, que iniciou "oficialmente" o Motocross no Brasil!
Ernesto Ricardo Buik, o "Avestruz", observando o esporte no exterior, tentava convencer a Federação Desportiva Paranaense a organizar uma prova de Motocross, mas seu esforço foi em vão.

Em junho de 1971, Rubens Kurt Hermann, assume o Conselho Técnico de Motociclismo do Paraná, e aliado à Avestruz, inicia a construção de uma pista, num terreno acidentado no Bairro de São Brás, próximo à Rodovia do Café, em Curitiba.
A primeira prova oficial foi marcada para 11 de julho de 1971. Para surpresa dos organizadores, muitos pilotos se inscreveram, inclusive dois paulistas. O jovem Denísio Casarini com uma Yamaha JT-1 50cc e Nobuiro Saruwatari com uma Yamaha AT-1 125cc.
Na época, Denísio só havia disputado uma prova, as 500 Milhas de Interlagos, e trabalhava no Departamento de Promoção da Yamaha.  Havia ido à Curitiba apenas para divulgar a nova motocicleta Trail da Yamaha. Acabou participando e vencendo a prova.

No Estado de São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 1972, na cidade litorânea de Itanhaém, com o apoio do Santos Moto Clube e patrocínio e organização da Yamaha Edgard Soares, foi realizada a primeira prova de Motocross considerada oficial.

A prova que foi assistida por mais de 3.000 pessoas, reuniu 13 pilotos.
Foi dividida em 3 baterias, sendo as duas primeiras em 4 voltas e a última em 6 voltas, num circuito com 1.260 metros, onde três quartos eram em um terreno muito acidentado, num morro junto à praia. As motos após subirem uma ladeira íngreme, saltavam no ar ao atravessarem sucessivas lombadas. Walter "Tucano" Barchi venceu as 3 baterias com uma Yamaha 125 AT2 MX.

O primeiro estrangeiro que se tem notícia que correu no Brasil foi o Uruguaio Roque Colman, em 1973, ele reside até hoje no país e aos 70 anos de idade ainda pratica o Motocross.

Hoje o Motocross é um dos esportes mais reconhecidos no mundo das motocicletas, é altamente profissional com motos fabricadas especificamente para a sua prática e também com muitos equipamentos de segurança, transformado em um esporte radical de muita tecnologia.

No Brasil são inúmeros os ídolos e esta é uma conversa para outra matéria, um grande abraço a todos!

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-01

Walter Barchi o Tucano

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-02

Largada de uma das primeiras Provas em 1971 - Curitiba no Parana

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-03

Grande Premio da Inglaterra de Motocross 1966, Farleigh Castle.
#31 Jeff Smith, #29 Don Rickman.

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-04

Motocross Paulista 1972 - 16 Denisio Casarini e 5 Walter  Barchi o Tucano

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-05

Roque Colman - Velocross em meados de 1964 na cidade de Young (Uruguai)

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-08

Maico Flash uma das primeiras motos especificas para MX

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-011

C.T. Gattaz uma das pistas mais próximas ao motocross original de São Paulo o visual é incrivel!

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-06

Sylvain Geboers piloto da Belgica da década de 1960  disputou provas do Mundial

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-07

Roque Colman inicio da carreira de piloto

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-010

Paraguaio e Roque Colmam grandes nomes do MX

historia-do-inicio-do-motocross-mundial-09

Massoud Nassar. Domingos Junior Extreme Racing), Rafael Ramos e Jorge Negretti

Adaptação do texto: Domingos Ramos de Oliveira Junior (Extreme Racing Competições).
Fontes: motosclassicas70.com.br, Motos-Motocross.com, Wikipédia.
Fotos: Internet e divulgação.

Eventos

Sem eventos
Topo