Prezados Pilotos e Praticantes do Motociclismo Off Road, O TCMG – Trail Club de Minas Gerais, instituição civil sem fins lucrativos, e o Q4 – Quarta às 4, organizador da 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade 2017 e da 2ª Etapa da Copa Pro Moto de Regularidade 2017, vêm expor e comunicar o que se segue:

Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos

Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidosÉ com muita tristeza e pesar que as instituições aqui referidas vêm a público comunicar o cancelamento dos eventos acima identificados, inicialmente marcados para acontecer no próximo dia 1º de julho em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), distrito da cidade de Nova Lima/MG.

Além do cancelamento do evento que se aproximava, o TCMG também comunica ao público em geral o cancelamento de todo e qualquer evento previamente agendado para o corrente ano de 2017, e que seria realizado na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Nossa legislação ambiental é demasiadamente complexa, e a lista de autoridades responsáveis considerando as três esferas de governo (municipal, estadual e federal) é praticamente interminável.

CONHEÇA ESSA NOVIDADE - CAFÉ VERDE É A NOVA SENSAÇÃO PARA EMAGRECER, E FUNCIONA!

Recentemente todos tiveram notícia do cancelamento dos dois últimos dias de prova do evento denominado “Red Bull Minas Riders.” Apesar de não ter nenhuma vinculação direta com o referido evento, o TCMG não pode simplesmente ignorar os fatos que aconteceram.

Após detalhada análise dos fatos e documentos, restou claro o entendimento do Ministério Público a respeito do assunto: para a realização de qualquer evento com veículos automotores dentro de área de preservação, é necessária a realização de um estudo prévio dos impactos que serão causados, além da necessidade de expedição de licença ambiental.

Cumpre destacar que a região metropolitana de Belo Horizonte está praticamente inteira dentro de uma APA – Área de Preservação Ambiental. Nessa condição, os requisitos aqui referidos (estudo prévio e licença ambiental) são imprescindíveis para realização dos eventos nos termos da lei.

O Presidente da Federação de Motociclismo de Minas Gerais – FMEMG, Gustavo Jacob, se reuniu recentemente com o Exmo. 2º Tenente Renato Sena Farias, Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar Ambiental e outras autoridades, também presentes. Na referida reunião ficou claro que a Polícia Militar de Minas Gerais não tem nenhuma oposição à realização de eventos esportivos, tradição em nosso estado, muito menos contra o motociclismo em geral.

Contudo, isso não afasta o fato de que existe uma legislação em vigor, e que ela deve ser obedecida estritamente, de maneira a preservar um dos bens mais importantes da humanidade, que é o meio ambiente. Considerando todos esses acontecimentos, seria temerário por parte dos organizadores, realizar qualquer tipo de evento com veículos automotores em regiões de proteção ambiental, ainda que de uso sustentável, que é o caso da maioria das trilhas conhecidas pelos praticantes do esporte, como em Macacos, Rio Acima, Raposos etc.

O Brasil passa por um ótimo momento no que se refere à ética e à realização das coisas em geral nos termos da lei. Não há mais espaço para alegar desconhecimento ou falta de informação. A complexidade da legislação ambiental não é justificativa para ignorar as suas determinações, muito menos as orientações do Ministério Público e da Polícia Militar Ambiental.

O TCMG irá trabalhar arduamente em conjunto com as demais entidades esportivas competentes para que em 2018 os eventos que tanto gostamos possam voltar a ser realizados, com total observância dos preceitos legais e em contato direto com as autoridades responsáveis, fomentando o Ecoturismo e incentivando a prática de esportes em geral.

Atenciosamente,

Trail Club de Minas Gerais – TCMG

Eventos

27 Ago 2017
08:00AM - 05:00PM
2ª Trilha Solidária Equipe 100 Futuro
Topo